Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

História do Grafite

As pinturas rupestres foram os primeiros "grafites" da história, na maioria das vezes ela ilustram rochas com animais, símbolos e também pessoas caçando. Essas pinturas nada mais eram que expressões do contexto histórico daquelas pessoas.
Em 1970 os jovens começaram a deixar suas marcas, histórias e pensamentos nas paredes da cidade de Nova Iorque, EUA. Essas marcas e desenhos foram sendo aperfeiçoadas com técnicas, então surge o termo "grafite", que entrou como ícone muito importante no movimento Hip Hop.
O grafite liga-se a vários movimentos sociais, sendo o Hip Hop o mais importante ou o mais visível pois o grafite dentro desse movimento expressa a desigualdade social, a opressão, ou seja a realidade das rua.
Infelizmente o grafite ainda é visto por muita gente não como forma de arte, e sim como vandalismo, por ser confundido com a pichação que é caracterizado pelo ato de escrever em via publicas, monumentos, edifícios...
             x
(grafite)                                       (pichação)


No Brasil o grafite chegou no final da década de 1970, com força maior em São Paulo-SP. Hoje o grafite brasileiro tem reconhecimento no mundo todo pois não se limitou ao estilo norte-americano.
Veja alguns grafiteiros brasileiros:

                                                         Alex Senna


Tikka       


Rage




                                                                                                                                                           





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página