- Sem Eira Nem Beira
Origem: eira é um terreno onde grãos ficam para secar. Beira é a beirada desse terreno. Quando uma eira não tem beira o vento bate e leva os grãos deixando o proprietário sem nada. Esse dito popular também tem outra origem mas tem o mesmo significado.
Antigamente os telhados das pessoas mais ricas eram triplos: eira, beira e tribeira. As pessoas mais pobres não tinham condições de fazer um telhado triplo, por isso ficavam só com a tribeira (parte mais alta do telhado), ficando assim sem eira nem beira.
- Chegar de Mãos Abanando
Origem: No século passado os imigrantes deveriam trazer ferramentas para o trabalho na terra. Quem viesse sem elas ou seja de mãos abanando dava um indicativo de que não estavam dispostos ao trabalho na terra virgem.
- Com a Corda Toda
Origem: Antigamente os brinquedos que tinham movimento acionados torcendo um mecanismo em forma de mola, que faziam o brinquedo se mexer. O mecanismo era chamado de "corda" então quando se dava "corda" num brinquedo ele se movia de forma frenética.
- Tapar o Sol Com a Peneira
Origem: A expressão surgiu da constatação de que é impossível tapar o sol com a peneira, pois essa é um instrumento circular com uma trama de metal onde se passa farinha.
- Pagar o Pato
Origem: A expressão surgiu por causa de um antigo jogo praticado em Portugal, onde um pato era amarrado num poste e os jogadores (a cavalo) deveriam passar rapidamente e o retirar de uma só vez. Perdia quem tinha que pagar pelo pato sacrificado.
- Chorar as Pitangas
Origem: Pitangas são pequenas frutas vermelhas, que podem ser encontradas em todo o país.
- Santinho do Pau Oco
Origem: No século XVIII e XIX contrabandistas usavam estátuas de santos ocas, e por dentro estavam recheadas de pedras preciosas, ouro e moedas roubadas que eram enviadas a Portugal.
- Com o Rei na Barriga
Origem: A expressão vem do tempo da monarquia, quando as rainhas estavam gravidas do soberano (ou seja com um futuro rei na barriga), passavam a ser tratadas de forma muito especial pois iriam dar herdeiros ao trono.
- Farinha do Mesmo Saco
Origem: surgiu da comparação entre farinhas boa e ruins. A farinha boa vem em saco diferente da farinha ruim.
Veja também alguns ditos populares que falamos errado!
- Como dizemos: Quem tem boca vai a Roma.
- O correto: Quem tem boca vaia Roma (do verbo vaiar).
- Como dizemos: Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.
- O correto: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.
- Como dizemos: Quem não tem cão, caça com gato.
- O correto: Quem não tem cão, caça como gato. (ou seja sozinho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário