Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Boneca Russa - Matryoshka



A boneca russa Matryoshka (também conhecida como Mamushka) é na verdade um conjunto de bonequinhas ocas de tamanho decrescente, e ficam uma dentro da outra. O nome "Matryoshka" deriva do nome russo "Matryona", que era uma nome popular entre os camponeses na antiguidade. O significado desse nome é "mãe". Portanto essa boneca simboliza fertilidade, maternidade...
São feitas geralmente de madeira. O número de bonequinhas em um conjunto pode variar de três até dezenas, mais os mais comuns são os conjuntos de cinco e de sete bonecas.

O formato típico é cilíndrico, com a cabeça arredondada. O desenho mais tradicional é o da mulher, mas também podem ser encontrados personagens de histórias infantis, líderes políticos e muitos outros.

Não se sabe ao certo, mais considera-se que as Matrioshkas foram criadas nos anos 90 do século 19, por um homem sem sobrenome chamado Zvezdochkin, e o primeiro homem que desenhou os traços do rosto e das vestes foi o pintor Sergei Maliutinin, que trabalhava na oficina de artesanatos de um famoso industrial chamado Savva Mamontov. Em 1900 a esposa de Mamontov levou as bonecas para serem apresentadas na Exibição Nacional em Paris. O novo brinquedo ganhou uma medalha de bronze, depois disso muito lugares da Russia passaram a produzir as Matryoshkas.

Hoje os artistas reproduzem modelos diversos de Matryoshkas, pintado animais, retratos, estrelas de cinemas, entre outros. E podem ter formatos variados também.

Ficheiro:Russian.dolls.hugeset.arp.jpg
Coleção de 37 Matryoshkas                                   















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página