Páginas

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Terrários

"Assim como os tradicionais vasos de plantas, os terrário trazem a natureza para dentro de casa, só que de um jeito mais prático e criativo" diz a artista plástica Laura Sugimoto.
Esses 'aquários' verdes tem ganhado cada vez mais espaço na decoração de interiores, por unir o útil ao agradável.
A artista plástica e o paisagista Fabrício Sbruzzi dizem que só observando um terrário de perto para entender porque se apaixonaram por esses mini jardins.
"São ambientes nos quais reproduzimos as condições ambientais necessárias para o cultivo de plantas, como se fossem jardins em miniatura" explica Sbruzzi que cria seus terrário a partir de espécies que encontra em diferentes lugares. " Minha profissão exige muitas viagens, principalmente pelo interior de São Paulo, durante essas andanças não é difícil encontrar bromélias, avencas ou samambaias desprendidas e suas arvores". Ele as reutiliza em seus terrários.

Na loja da artista norte-americana Gardens Wendiland não faltam modelos inusitados de terrários, o mais popular de todos é o mini terrário que pode ser usado como chaveiro.
Acredita-se que o primeiro terrário do mundo foi descoberto pelo médico inglês Nathaniel Ward, que era apaixonado por botânica e colecionador de espécies tropicais. Um dia ao transportar uma de suas amostras num recipiente de vidro,percebeu que a água, resultado da transpiração das plantas se condensava nas paredes de vidro escorria e era reabsorvida pelas plantas, formando assim um mini ecossistema.
Com o passar do tempo a concepção de que os terrários serviam apenas para estudos em escolas e laboratórios mudou, e hoje são vistos com um olhar diferente, sua estética chama atenção de imediato. Além disso funciona para quem não tem muito espaço em casa ou não tem muita habilidade com a jardinagem.

Fáceis de cuidar e de serem construídos. Para você que está pensando em criar o seu terrário aqui vão algumas dicas básicas:
  • Manter sempre em local bem iluminado (isso nem sempre quer dizer que devem ficar em locais onde a luz solar bata direto nas plantas pois isso poderia mata-las).
  • Escolher se o terrário vai ser aberto ou fechado, (versões fechadas são mais apropriadas para plantas que gostam de umidade como samambaias e avencas, e versões abertas são mais indicadas para cactos e suculentas)
  • Devem ser regados sempre com um borrifador e água, em modelos abertos a rega pode ser feita uma vez por semana e em modelos fechados uma vez ao mês.
  • Não deixe água parada no fundo do vidro, isso pode fazer a planta apodrecer e morre.
Decore com pedras e outros objetos para dar vida ao seu jardim particular.
                                           

                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página